Sua Vida Intencional

Os 5 Pilares Fundamentais da Vida

Nossa vida é feita de escolhas. Escolhas e decisões diárias.

Às vezes, simples escolhas, outras mais complexas.

Ao longo da minha jornada tenho percebido como algumas dessas escolhas influenciam os resultados mais importantes da minha vida. 

Por falar em vida, entendo a vida como um complexo sistema interligado de emoções, sensações, preocupações, comportamentos, atitudes em conjunto com a nossa morada, o nosso corpo físico, que nos move e possibilita nossa existência na Terra.

Tal como na Pirâmide de Maslow, vejo que muitas pessoas focam sua máxima atenção em uma área da vida, a área financeira, porque é ela que possibilita nosso sustento e, consequentemente, nossa sobrevivência. E quando escalamos, buscamos o sucesso, o status, a estima (lembra, o 4º nível da Pirâmide?). Muitos, para conseguir êxito financeiro, acabam negligenciando outros aspectos da vida.

E quais são esses “aspectos” ou “áreas” da vida?

Meu nome é Marina Sesoko e eu acredito que somos feitos para evoluir.

Há muito tempo, nos primórdios da humanidade, onde a prioridade era a sobrevivência, acredito que a vida se baseava em 3 pilares:

  • o CORPO, nossa parte física, que precisava ser alimentada, que precisava ser desenvolvida para a caça, coleta, briga e fuga.
  • a MENTE, o intelecto, o pensamento e o raciocínio. A observação* e compreensão dos eventos naturais, do dia e da noite, das estações, das estrelas, do fogo, do nascimento, vida e morte. O aprendizado, a experiência, a memória e o compartilhamento.
  • e o CORAÇÃO, nossas emoções, nossos relacionamentos íntimos, familiares e sociais. Nossas dores, desejos e prazeres.

Naquela época, nosso instinto de sobrevivência nos forçava a ir atrás de comida, água e abrigo. Aí, a gente foi se desenvolvendo. Quando a humanidade chegou na forma de sociedade, outros pilares começaram a aparecer. Cada homem e mulher começaram a desenvolver seus talentos naturais. Uns para a caça, outros para o cultivo, outros para as manufaturas. A humanidade desenvolveu instrumentos, ferramentas, técnicas para facilitar e agilizar nosso trabalho. Surge aqui o pilar PROFISSIONAL.

Conforme a sociedade se desenvolvia e crescia, cada um com sua função, começaram a necessidade de troca. Dessa necessidade, surgiu o pilar, que hoje, eu chamo de pilar FINANCEIRO.

Milhares de anos se passaram até chegarmos ao mundo que conhecemos hoje. Gosto de pensar no futuro, sem me esquecer dos ensinamentos do passado.

Tal como na Pirâmide das Motivações de Maslow, acredito que temos o impulso, o desejo pulsante dentro do nosso ser, de viver nossa máxima expressão, nossa máxima potência, nosso máximo desenvolvimento pra experimentar uma vida realizada, uma vida completa e plena. Mas, pra atingir este nível de sensação, acredito que a gente precisa desenvolver estes 5 Pilares Fundamentais de forma intencional.

O que eu quero dizer com Intencional? Quero dizer que as ações devem ser feitas a partir de um propósito definido. Fazer COM PROPÓSITO e DE PROPÓSITO. Escolher deliberadamente o que você vai fazer pra trazer o resultado que deseja. 

Talvez, você pode pensar que os Pilares são abrangentes demais. Sim, realmente são, e além disso, eles são interconectados. O CORPO não vive sem MENTE, nem sem CORAÇÃO, nem sem o pilar FINANCEIRO e consequentemente também não vive sem o PROFISSIONAL. Por exemplo, eu classifico alimentação como item do pilar CORPO, porém existem alimentos que turbinam o cérebro (parte física) e consequentemente, melhoram a performance cognitiva, pilar MENTE. Muitas escolhas vão envolver diversas áreas e pilares simultaneamente, mas para ser didática, prefiro separar a vida nestes 5 Pilares.

O CORPO

Neste pilar, estão a alimentação e nutrição através de alimentos mais ricos (diversidade) e mais puros possíveis, mais naturais e menos industrializados. Suplementação de micronutrientes e vitaminas. Hidratação, jejum. Repouso. Sono restaurador e rejuvenescedor. Tudo isso é cuidar da parte interna do corpo. Mas, temos a parte externa, inclusive a parte visível do corpo, que é o nosso corpo físico. Aqui entra a parte dos exercícios, força e flexibilidade. Mas, podemos ir mais além, podemos nos presentear com sessões de massagens terapêuticas, o cuidado com o cabelo, pele, unha.

A MENTE

Aqui temos uma parte física também, o computador mais complexo e incrível que o homem conhece (e que na verdade, não conhece todo seu potencial); que é o cérebro. 

Esse incrível processador que recebe inúmeros estímulos, que seleciona, separa, elimina e  guarda dados na nossa mente para uma necessidade futura. É aqui que produzimos ideias e soluções para os problemas do dia a dia. Aqui que organizamos os pensamentos, que planejamos nossos processos e projetos. É aqui que escolhemos conscientemente o que fazer e pra que fazer.

Como você cuida do seu cérebro? Você sabia que existem alimentos, nutrientes, vitaminas, específicas para o cérebro?

Além dos alimentos, com o que mais você nutre seu cérebro? O cérebro absorve tanta coisa o dia inteiro, mas também se entretém com aquilo que damos atenção. Nós nutrimos nosso cérebro através do que lemos, ouvimos, assistimos, com quem a gente se relaciona.

Você pode escolher intencionalmente com o que entreter seu cérebro e sua atenção. Pra onde vai o seu FOCO.

Neste pilar desenvolvemos a resiliência e a mente inabalável, é aqui onde aprendemos, absorvemos, observamos, experienciamos. É na mente que tudo se conecta e faz (ou não) sentido. É aqui que se criam e moram nossos pensamentos.

E nossos pensamentos se ligam ao pilar CORAÇÃO através de nossas emoções.

O CORAÇÃO

Neste pilar estão as relações interpessoais: nossos relacionamentos com familiares, amigos, colegas de trabalho, marido, namorado…

Em conjunto com a MENTE, determinamos nossas atitudes e comportamentos, mas tudo baseado nas nossas emoções e nas nossas crenças. E lidar com as nossas emoções é uma relação intrapessoal. Você com você mesmo.

Aqui se encontra o prazer em suas diversas formas.

Eu incluo neste pilar os hobbies, atividades sem compromisso, que nos trazem satisfação, paz, prazer. Eu sou das artes manuais, considero este meu hobby, crochetar, tricotar. Outras pessoas são da dança, outras da jardinagem, outras da culinária.

Experiências memoráveis que enchem o CORPO, a MENTE e o CORAÇÃO como um espetáculo, um show, mas principalmente viagens. Em viagens você expõe seu corpo a novos ambientes, novos sabores e alimentos. A mente absorve a cultura e a beleza ou a realidade de cada novo lugar. E o coração se enche de gratidão e alegria pela oportunidade dessa nova experiência.

FINANCEIRO

Interessante observar como esse pilar se liga com a MENTE e com o CORAÇÃO.

Com nossos desejos de bens materiais, de conforto, de status, de sucesso, muito do nosso foco e energia estão empregados aqui neste pilar. Acho que é o pilar mais “delicado” por envolver emoções que movem o ser humano. O desejo de ter e o medo de perder.

Outra coisa que envolve e determina o resultado deste pilar é a forma como a gente vê este pilar. É o que chamamos de mindset ou mentalidade. A forma como fomos ensinados sobre o dinheiro, nossas crenças sobre ter, ter muito ou não ter dinheiro.

O controle emocional para decidir entre a satisfação imediata de um desejo ou se resguardar para o futuro. Nem oito, nem oitenta. Como a gente se planeja para o futuro próspero (infelizmente, não se ensina isso nas escolas, nem nas faculdades).

Precisamos de um mínimo para sobreviver. Um pouco mais para viver com dignidade. E nosso desejo intrínseco de evoluir, desejamos mais: um carro, depois um carro melhor. Uma casa, depois uma casa maior ou mais confortável. E nesse processo contínuo de querer mais nos impulsiona a procurar formas de ganhar mais, para você, para seu círculo íntimo, para sua comunidade e para o mundo (dependendo do seu momento de evolução). E aqui a gente liga o pilar FINANCEIRO com o pilar PROFISSIONAL.

PROFISSIONAL

Parte das pessoas escolhem suas profissões por conta das suas habilidades e paixões, como médicos, nutricionistas, arquitetos, advogados, economistas e tantas outras onde esses profissionais exercem seus ofícios e são remunerados por isso.

Outra parte, trabalha em setores diversos, de serviços, produção, atendimento, mas que foram encaminhados aos trabalhos laborais por necessidade financeira. Pelo salário, pela estabilidade. Poucos têm sorte de se encontrarem nessas profissões, desenvolverem-se e se destacar. Amam o que fazem. Mas, pelo que observo, não é o caso da grande maioria. E o problema é que, por mais importante e relevante que seja seu trabalho, passamos a não ver sentido no ofício. Não nos sentimos realizados (mesmo tendo feito grandes feitos e ser reconhecido por seus talentos e habilidades). Nos falta algo. E esta falta nos faz querer ir em busca de algo que faça nosso coração cantar. Li alguns relatos de mulheres que desejam fazer o que amam e ser remuneradas por isso. Desejam se sentir realizadas, valorizadas e reconhecidas por esse trabalho.

Entendo essa busca como a busca por um propósito maior. Para tal, às vezes se faz necessário aprender e desenvolver nossas habilidades, organizar seu tempo, ser mais produtiva naquilo que ama para que isso, juntamente com sua criatividade e seu jeito único de ser, possam trazer resultados.

Para grandes resultados, precisamos desenvolver hábitos e gerir nossa energia. Ter clareza de onde estamos e para onde queremos ir. Aliás, este vai ser o assunto do próximo artigo.

A vida não é uma corrida rápida, é um caminhar apreciando a paisagem, aprendendo, observando, absorvendo as experiências ao longo da vida. Nesta trajetória, podemos fazer escolhas deliberadas para melhorar todas as nossas condições, buscar nossa melhor versão, viver de forma plena, com corpo e mente saudáveis, energizados, apreciando cada vitória, superando cada derrota.

Conhecendo a Hierarquia das Necessidades e os 5 Pilares Fundamentais da Vida já podemos rascunhar nossas metas e desejos. Comece fazendo uma lista. Muitas pessoas pensam que não tem motivação quando o que realmente lhes faltam é clareza. Nem sempre é óbvio quando e onde agir. Sem clareza não temos foco, e sem foco desperdiçamos tempo e energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *