Sua Vida Intencional https://suavidaintencional.com Somos feitos para Evoluir Wed, 12 Mar 2025 11:16:24 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 https://suavidaintencional.com/wp-content/uploads/2025/02/cropped-cropped-Design-sem-nome-10-32x32.png Sua Vida Intencional https://suavidaintencional.com 32 32 Os 5 Pilares Fundamentais da Vida https://suavidaintencional.com/os-5-pilares-fundamentais-da-vida/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=os-5-pilares-fundamentais-da-vida https://suavidaintencional.com/os-5-pilares-fundamentais-da-vida/#respond Sat, 22 Feb 2025 06:00:00 +0000 https://suavidaintencional.com/?p=165 Nossa vida é feita de escolhas. Escolhas e decisões diárias.

Às vezes, simples escolhas, outras mais complexas.

Ao longo da minha jornada tenho percebido como algumas dessas escolhas influenciam os resultados mais importantes da minha vida. 

Por falar em vida, entendo a vida como um complexo sistema interligado de emoções, sensações, preocupações, comportamentos, atitudes em conjunto com a nossa morada, o nosso corpo físico, que nos move e possibilita nossa existência na Terra.

Tal como na Pirâmide de Maslow, vejo que muitas pessoas focam sua máxima atenção em uma área da vida, a área financeira, porque é ela que possibilita nosso sustento e, consequentemente, nossa sobrevivência. E quando escalamos, buscamos o sucesso, o status, a estima (lembra, o 4º nível da Pirâmide?). Muitos, para conseguir êxito financeiro, acabam negligenciando outros aspectos da vida.

E quais são esses “aspectos” ou “áreas” da vida?

Meu nome é Marina Sesoko e eu acredito que somos feitos para evoluir.

Há muito tempo, nos primórdios da humanidade, onde a prioridade era a sobrevivência, acredito que a vida se baseava em 3 pilares:

  • o CORPO, nossa parte física, que precisava ser alimentada, que precisava ser desenvolvida para a caça, coleta, briga e fuga.
  • a MENTE, o intelecto, o pensamento e o raciocínio. A observação* e compreensão dos eventos naturais, do dia e da noite, das estações, das estrelas, do fogo, do nascimento, vida e morte. O aprendizado, a experiência, a memória e o compartilhamento.
  • e o CORAÇÃO, nossas emoções, nossos relacionamentos íntimos, familiares e sociais. Nossas dores, desejos e prazeres.

Naquela época, nosso instinto de sobrevivência nos forçava a ir atrás de comida, água e abrigo. Aí, a gente foi se desenvolvendo. Quando a humanidade chegou na forma de sociedade, outros pilares começaram a aparecer. Cada homem e mulher começaram a desenvolver seus talentos naturais. Uns para a caça, outros para o cultivo, outros para as manufaturas. A humanidade desenvolveu instrumentos, ferramentas, técnicas para facilitar e agilizar nosso trabalho. Surge aqui o pilar PROFISSIONAL.

Conforme a sociedade se desenvolvia e crescia, cada um com sua função, começaram a necessidade de troca. Dessa necessidade, surgiu o pilar, que hoje, eu chamo de pilar FINANCEIRO.

Milhares de anos se passaram até chegarmos ao mundo que conhecemos hoje. Gosto de pensar no futuro, sem me esquecer dos ensinamentos do passado.

Tal como na Pirâmide das Motivações de Maslow, acredito que temos o impulso, o desejo pulsante dentro do nosso ser, de viver nossa máxima expressão, nossa máxima potência, nosso máximo desenvolvimento pra experimentar uma vida realizada, uma vida completa e plena. Mas, pra atingir este nível de sensação, acredito que a gente precisa desenvolver estes 5 Pilares Fundamentais de forma intencional.

O que eu quero dizer com Intencional? Quero dizer que as ações devem ser feitas a partir de um propósito definido. Fazer COM PROPÓSITO e DE PROPÓSITO. Escolher deliberadamente o que você vai fazer pra trazer o resultado que deseja. 

Talvez, você pode pensar que os Pilares são abrangentes demais. Sim, realmente são, e além disso, eles são interconectados. O CORPO não vive sem MENTE, nem sem CORAÇÃO, nem sem o pilar FINANCEIRO e consequentemente também não vive sem o PROFISSIONAL. Por exemplo, eu classifico alimentação como item do pilar CORPO, porém existem alimentos que turbinam o cérebro (parte física) e consequentemente, melhoram a performance cognitiva, pilar MENTE. Muitas escolhas vão envolver diversas áreas e pilares simultaneamente, mas para ser didática, prefiro separar a vida nestes 5 Pilares.

O CORPO

Neste pilar, estão a alimentação e nutrição através de alimentos mais ricos (diversidade) e mais puros possíveis, mais naturais e menos industrializados. Suplementação de micronutrientes e vitaminas. Hidratação, jejum. Repouso. Sono restaurador e rejuvenescedor. Tudo isso é cuidar da parte interna do corpo. Mas, temos a parte externa, inclusive a parte visível do corpo, que é o nosso corpo físico. Aqui entra a parte dos exercícios, força e flexibilidade. Mas, podemos ir mais além, podemos nos presentear com sessões de massagens terapêuticas, o cuidado com o cabelo, pele, unha.

A MENTE

Aqui temos uma parte física também, o computador mais complexo e incrível que o homem conhece (e que na verdade, não conhece todo seu potencial); que é o cérebro. 

Esse incrível processador que recebe inúmeros estímulos, que seleciona, separa, elimina e  guarda dados na nossa mente para uma necessidade futura. É aqui que produzimos ideias e soluções para os problemas do dia a dia. Aqui que organizamos os pensamentos, que planejamos nossos processos e projetos. É aqui que escolhemos conscientemente o que fazer e pra que fazer.

Como você cuida do seu cérebro? Você sabia que existem alimentos, nutrientes, vitaminas, específicas para o cérebro?

Além dos alimentos, com o que mais você nutre seu cérebro? O cérebro absorve tanta coisa o dia inteiro, mas também se entretém com aquilo que damos atenção. Nós nutrimos nosso cérebro através do que lemos, ouvimos, assistimos, com quem a gente se relaciona.

Você pode escolher intencionalmente com o que entreter seu cérebro e sua atenção. Pra onde vai o seu FOCO.

Neste pilar desenvolvemos a resiliência e a mente inabalável, é aqui onde aprendemos, absorvemos, observamos, experienciamos. É na mente que tudo se conecta e faz (ou não) sentido. É aqui que se criam e moram nossos pensamentos.

E nossos pensamentos se ligam ao pilar CORAÇÃO através de nossas emoções.

O CORAÇÃO

Neste pilar estão as relações interpessoais: nossos relacionamentos com familiares, amigos, colegas de trabalho, marido, namorado…

Em conjunto com a MENTE, determinamos nossas atitudes e comportamentos, mas tudo baseado nas nossas emoções e nas nossas crenças. E lidar com as nossas emoções é uma relação intrapessoal. Você com você mesmo.

Aqui se encontra o prazer em suas diversas formas.

Eu incluo neste pilar os hobbies, atividades sem compromisso, que nos trazem satisfação, paz, prazer. Eu sou das artes manuais, considero este meu hobby, crochetar, tricotar. Outras pessoas são da dança, outras da jardinagem, outras da culinária.

Experiências memoráveis que enchem o CORPO, a MENTE e o CORAÇÃO como um espetáculo, um show, mas principalmente viagens. Em viagens você expõe seu corpo a novos ambientes, novos sabores e alimentos. A mente absorve a cultura e a beleza ou a realidade de cada novo lugar. E o coração se enche de gratidão e alegria pela oportunidade dessa nova experiência.

FINANCEIRO

Interessante observar como esse pilar se liga com a MENTE e com o CORAÇÃO.

Com nossos desejos de bens materiais, de conforto, de status, de sucesso, muito do nosso foco e energia estão empregados aqui neste pilar. Acho que é o pilar mais “delicado” por envolver emoções que movem o ser humano. O desejo de ter e o medo de perder.

Outra coisa que envolve e determina o resultado deste pilar é a forma como a gente vê este pilar. É o que chamamos de mindset ou mentalidade. A forma como fomos ensinados sobre o dinheiro, nossas crenças sobre ter, ter muito ou não ter dinheiro.

O controle emocional para decidir entre a satisfação imediata de um desejo ou se resguardar para o futuro. Nem oito, nem oitenta. Como a gente se planeja para o futuro próspero (infelizmente, não se ensina isso nas escolas, nem nas faculdades).

Precisamos de um mínimo para sobreviver. Um pouco mais para viver com dignidade. E nosso desejo intrínseco de evoluir, desejamos mais: um carro, depois um carro melhor. Uma casa, depois uma casa maior ou mais confortável. E nesse processo contínuo de querer mais nos impulsiona a procurar formas de ganhar mais, para você, para seu círculo íntimo, para sua comunidade e para o mundo (dependendo do seu momento de evolução). E aqui a gente liga o pilar FINANCEIRO com o pilar PROFISSIONAL.

PROFISSIONAL

Parte das pessoas escolhem suas profissões por conta das suas habilidades e paixões, como médicos, nutricionistas, arquitetos, advogados, economistas e tantas outras onde esses profissionais exercem seus ofícios e são remunerados por isso.

Outra parte, trabalha em setores diversos, de serviços, produção, atendimento, mas que foram encaminhados aos trabalhos laborais por necessidade financeira. Pelo salário, pela estabilidade. Poucos têm sorte de se encontrarem nessas profissões, desenvolverem-se e se destacar. Amam o que fazem. Mas, pelo que observo, não é o caso da grande maioria. E o problema é que, por mais importante e relevante que seja seu trabalho, passamos a não ver sentido no ofício. Não nos sentimos realizados (mesmo tendo feito grandes feitos e ser reconhecido por seus talentos e habilidades). Nos falta algo. E esta falta nos faz querer ir em busca de algo que faça nosso coração cantar. Li alguns relatos de mulheres que desejam fazer o que amam e ser remuneradas por isso. Desejam se sentir realizadas, valorizadas e reconhecidas por esse trabalho.

Entendo essa busca como a busca por um propósito maior. Para tal, às vezes se faz necessário aprender e desenvolver nossas habilidades, organizar seu tempo, ser mais produtiva naquilo que ama para que isso, juntamente com sua criatividade e seu jeito único de ser, possam trazer resultados.

Para grandes resultados, precisamos desenvolver hábitos e gerir nossa energia. Ter clareza de onde estamos e para onde queremos ir. Aliás, este vai ser o assunto do próximo artigo.

A vida não é uma corrida rápida, é um caminhar apreciando a paisagem, aprendendo, observando, absorvendo as experiências ao longo da vida. Nesta trajetória, podemos fazer escolhas deliberadas para melhorar todas as nossas condições, buscar nossa melhor versão, viver de forma plena, com corpo e mente saudáveis, energizados, apreciando cada vitória, superando cada derrota.

Conhecendo a Hierarquia das Necessidades e os 5 Pilares Fundamentais da Vida já podemos rascunhar nossas metas e desejos. Comece fazendo uma lista. Muitas pessoas pensam que não tem motivação quando o que realmente lhes faltam é clareza. Nem sempre é óbvio quando e onde agir. Sem clareza não temos foco, e sem foco desperdiçamos tempo e energia.

]]>
https://suavidaintencional.com/os-5-pilares-fundamentais-da-vida/feed/ 0
Alcançar o TOPO – Ser nossa máxima versão https://suavidaintencional.com/alcancar-o-topo-ser-nossa-maxima-versao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=alcancar-o-topo-ser-nossa-maxima-versao https://suavidaintencional.com/alcancar-o-topo-ser-nossa-maxima-versao/#respond Tue, 18 Feb 2025 11:18:03 +0000 https://suavidaintencional.com/?p=157 Eu acredito que somos feitos para evoluir.

Eu sou Marina Sesoko e o meu propósito é ajudar as pessoas a evoluírem pra viverem sua máxima expressão, melhorando um pouquinho a cada dia, pra viverem plenamente de propósito, com propósito e com escolhas intencionais. Isso é o que eu chamo de Vida Intencional.

Nesse vídeo vou falar sobre nossa busca pra alcançar o topo, pra ser o máximo que podemos ser.

Meu maior desejo é viver fazendo o que eu amo, o que faz meu coração cantar. Pra isso eu estudo formas de melhorar a minha performance, pra que eu seja mais produtiva, pra atingir as minhas metas, pra ser um pouquinho melhor a cada dia, ser minha melhor versão como um todo.

E no meio desses estudos, tenho notado que muitos autores chegaram a um mesmo fato: Nós, seres humanos, buscamos viver e expressar nossa máxima potência.

Viver na máxima potência é uma forma de alcançar o topo, e é no topo que a gente experimenta a auto-realização.

Toda nossa busca, todo nosso comportamento e motivação convergem neste sentido: na nossa satisfação pessoal.

E nessa busca por satisfação, por viver uma vida com sentido, propósito e até ir além deixando um legado, encontrei a teoria que, eu acredito, que melhor representa esse desejo, essa inquietação que mora no meu peito.

Lendo o livro Abundância de Steven Kotler e Peter Diamandis que descobri a Teoria das Necessidades Humanas ou Teoria da Motivação Humana de Abraham Maslow, e dessa teoria surgiu a famosa Pirâmide de Maslow.

Maslow acreditava que os seres humanos têm algumas necessidades que precisam ser atendidas em uma ordem específica. Que ao suprir, mesmo que minimamente as necessidades de um nível, a gente já busca o próximo.

De uma forma geral, eu gosto como ele descreve a jornada até o topo, e é lá no topo que a gente encontra a AUTO REALIZAÇÃO, onde a gente se sente completo, busca viver uma vida plena, onde a gente pode ser tudo o que podemos ser, nossa máxima expressão, nosso máximo potencial. É aqui que vivemos o nosso PROPÓSITO.

Esse é o meu objetivo: chegar ao topo. Viver do meu propósito. E meu propósito é ajudar outras pessoas a chegarem ao topo também. Porque é lá que mora o propósito individual, é lá que mora a auto realização, é lá que tá a vida plena, com satisfação máxima, com resiliência, com mente inabalável, com perrengues, mas sabendo lidar com cada situação. 

Talvez você já conheça a Pirâmide de Maslow, mas, talvez não conheça. Ela é basicamente dividida em 5 níveis partindo das necessidades primárias, de sobrevivência, escalando os próximos níveis até chegar ao topo. Vou te contar um pouquinho sobre cada uma delas.

Necessidades Fisiológicas

Na base da pirâmide, tão as Necessidades Fisiológicas do ser humano, as necessidades básicas pra a nossa sobrevivência como a água, alimentação, calor, sono, respiração e sexo.

Aprendi com Viktor Frankl que quando seres humanos ficam em cativeiro, subnutridos, com péssimas qualidades de alimentação, água, calor e sono, a necessidade por sexo quase se esvai, pois o corpo está lutando para sobreviver em ambientes extremos. Mas, tirando isso, excluindo-se as pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, em condições miseráveis, acredito que a maior parte da humanidade tem, minimamente, as necessidades fisiológicas satisfeitas. Outros, têm essas necessidades bem satisfeitas.

Necessidade de Segurança

Bom, tendo essas necessidades fisiológicas satisfeitas, a gente segue pro próximo nível da pirâmide, que são as Necessidades de Segurança. Aqui tá o abrigo, que supre a necessidade de proteção. Nossa casa que protege do tempo e contra a violência. A gente se sente seguro em casa. (*Embora eu saiba que não é a realidade de alguns, é a realidade de muitos. Aqui quero expressar o âmbito geral e não os pormenores, o que não significa que sejam menos importantes. Se você se preocupa, interessa-se por estas questões, recomendo fortemente que leia o livro Abundância e veja o que grandes realizadores estão fazendo para ajudar a humanidade. Aqui minha intenção é ajudar VOCÊ a se auto desenvolver, chegar no TOPO e viver com propósito e de propósito. Quando a gente se desenvolve na nossa jornada individual, vamos ajudando outras pessoas a evoluírem em suas jornadas, seja inspirando ou motivando e essa sequência acaba elevando toda uma comunidade, uma sociedade, quiçá toda humanidade.)

Neste segundo nível também tem a defesa, a lei, ordem e estabilidade. Por estabilidade, incluímos sim a estabilidade financeira. Um emprego, trabalho ou renda que nos sustente, mesmo que minimamente.

Acredito que a maioria das pessoas atingiram este patamar de segurança, principalmente quem me vê. Aliás, acredito também, que esses dois níveis já são tão básicos na nossa sociedade, que nem prestamos atenção a essas necessidades. Acredito que já a consideramos satisfeitas.

Necessidades Sociais

O terceiro nível, o nível do meio são as Necessidades Sociais, de amor e pertencimento. Somos seres sociais (quer queira você ou não, quer goste você ou não). Buscamos laços familiares, o apoio de entes queridos. Buscamos nos sentir queridos e parte de uma comunidade ou grupo de pessoas. Queremos ser aceitos e valorizados. Queremos nos sentir pertencentes. A gente busca por relacionamentos mais íntimos, mais afetivos e emocionais.

Vejo este nível como um nível em que muitas pessoas não se satisfazem totalmente, mesmo porque se relacionar com intimidade envolve muitas variáveis, deixa a gente vulnerável, expostos, pode nos deixar inseguros (remetemo-nos ao segundo nível).

Lembro de quando eu era menina, eu sonhava com o príncipe encantado, pode ser por influência dos filmes da Disney, mas desde pequena a gente já busca o 3º nível da pirâmide.

Agora, mesmo que não satisfeitas completamente as Necessidades Sociais, muitos avançam rumo ao 4º nível. É aqui que existem divergências de opiniões em relação à Pirâmide de Maslow, que é rígida. Eu vejo, nas minhas observações da sociedade, que o fluxo entre os níveis não é rígido, muito pelo contrário, ele é muito flexível (tal como a vida deve ser).

Necessidade de Estima

O 4º nível é, na minha opinião, o nível mais buscado pela maioria das pessoas. Toda escola (principalmente as particulares), todo sistema de ensino são desenhados para atingir plenamente este nível. Quando vejo pessoas buscando um trabalho que remunere melhor, um cargo maior, o carro do ano ou uma casa mais confortável ou maior, vejo esta busca. A busca por reconhecimento, a Necessidade de Estima. 

Eu considero este o nível do “sucesso” tão desejado por muitos. Acredito que é aqui que muitos miram seus projetos, passos, planejamento e propósito. Muito além do trabalho que remunera o mínimo para uma sobrevivência digna, neste nível a gente busca algo mais. Quando a gente é reconhecido pelo trabalho que a gente presta, por ser produtivo, útil, por nossa capacidade de execução, onde a gente é valorizado. Isso gera uma sensação de autoestima gigantesca, porque que sabemos, por nós mesmos, além dos outros que somos competentes, que temos valor próprio e somos mais confiantes. 

Quando a gente se destaca e é reconhecido, algo além entra em jogo: a nossa reputação. O que os outros pensam e dizem da gente? Tem a ver também com a nossa identidade, com a forma que a gente se vê: quem sou eu? Quando buscamos posições na hierarquia da empresa ou da sociedade, atingimos um status: sou gerente, sou coordenador, sou ceo…

Na minha opinião, esse é o nível mais almejado de todos, pela gigantesca maioria. Muitos acreditam que este nível, o 4º nível é o topo. Mas, quando chegam lá com grande sucesso, com grande status, reputação e reconhecimento, é comum sentir um enorme vazio no peito, como foi o caso de um grande DJ muito famoso. Não sei a integridade dos fatos, vou te contar a história que eu ouvi, mas que para mim, fez muito sentido.

Ouvi dizer que um famoso DJ conquistou um enorme sucesso exercendo sua paixão, criar, remixar e tocar músicas. Foi um estouro. Grandes realizadores têm o privilégio de fazer o que amam e serem muito bem remunerados por isso. Muitos acham que é só o dinheiro, mas não é. Como expliquei, o 4º nível envolve reconhecimento e status. Enfim, quando o DJ se viu “completamente” realizado em suas 4 necessidades básicas caiu em depressão. A dor e o vazio no peito colocou em cheque toda sua trajetória. Provavelmente, começou a questionar a vida. Possivelmente, olhava a sua volta e nada fazia sentido. Isso acontece, principalmente quando, muito jovens, conquistam plenamente o 4º nível das necessidades humanas e acreditam que esse é o topo.

Imagine uma montanha com um cume muito alto, mas este cume fica grande parte do tempo encoberto por nuvens. Quase nunca se enxerga o topo. Sendo assim, podemos passar a acreditar que ele nem existe, pois é mais fácil acreditar naquilo que podemos ver.

E nossa sociedade gira em torno de atingir o 4º nível: estima, sucesso, status, reputação.

O TOPO – Autorrealização

Só que existe mais. Existe o 5º nível da Pirâmide que é a Autorrealização. Esse nível me fascina. É aqui que miramos quando desejamos viver e expressar nossa máxima potência, alcançar o máximo potencial, expandir nossas habilidades e nossos conhecimentos. É ser tão confiante e viver de acordo com quem nós somos, de maneira única e significativa. É encontrar um sentido mais profundo da nossa existência, encontrar e vivenciar nosso propósito. É o nível que envolve o crescimento, a evolução pessoal.

Sabe o que é engraçado? Embora esse processo, essa jornada de evolução pessoal seja uma jornada individual, por vezes solitária, você com você mesmo, algo acontece quando se atinge este nível. Lembra que somos seres sociais? Ninguém quer ficar no topo sozinho. É por isso que muitos começam a ajudar outras pessoas a evoluírem. Muitas pessoas auto realizadoras começam a se engajar em causas sociais (mais ativamente), criam negócios que alavancam o crescimento e desenvolvimento de mais pessoas, criam produtos e serviços que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Vemos exemplos em inúmeros setores. Pessoas que atingem o topo acabam sendo líderes que inspiram e motivam seus seguidores. Muitas passam a ter um sentimento, um desejo, uma necessidade de contribuição, de retribuir, de compartilhar seu conhecimento, suas experiências, sua trajetória, para que mais pessoas escalem o topo. Quanto mais pessoas estiverem no topo da pirâmide, mais desenvolvida e melhor será a sociedade, quiçá toda a humanidade. Quem sabe a gente consegue inverter essa pirâmide…

Reforço aqui, para você e para mim, o meu propósito: Ajudar as pessoas a evoluírem para viverem sua máxima expressão, buscando se desenvolver um pouquinho a cada dia, para viverem plenamente de propósito, com propósito e com escolhas intencionais. Isso é o que eu chamo de Vida Intencional.

Para se desenvolver na Sua Vida Intencional, acredito que precisamos desenvolver os 5 Pilares Fundamentais da Vida e vou te explicar tim-tim por tim-tim cada um desses 5 Pilares no próximo post.

]]>
https://suavidaintencional.com/alcancar-o-topo-ser-nossa-maxima-versao/feed/ 0
Eu acredito que somos feitos para EVOLUIR https://suavidaintencional.com/eu-acredito-que-somos-feitos-para-evoluir/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=eu-acredito-que-somos-feitos-para-evoluir Wed, 12 Feb 2025 10:04:03 +0000 https://suavidaintencional.com/?p=82 Eu acredito e desejo um mundo melhor. Num mundo onde as relações são respeitosas e honestas, num mundo mais seguro, num mundo mais humano, mais natural, mais tecnológico e ecoeficiente. Acredito e desejo um mundo mais abundante para todos os seres e que todos possam viver plenamente em sua passagem pela Terra.

Eu acredito que somos feitos para evoluir.

Eu acredito que cada pessoa tem um propósito e para realizar este propósito, temos que evoluir. Temos que aprender, superar obstáculos, agir, sentir, sofrer e viver.

Desde que me lembro por gente, tenho um desejo imenso em melhorar a humanidade, a vida e a convivência do todo, aqui na Terra. O que eu posso fazer para ajudar e contribuir?

Quando jovem, queria salvar o mundo. E uma frase famosa me fez ver como eu realmente poderia contribuir:

“Seja você a mudança que quer ver no mundo.”

Essa frase de Mahatma Gandhi me ajudou a amadurecer e perceber o que de fato eu poderia fazer. A minha pequena parte, a minha pequena contribuição para o todo.

Hoje, eu sei que eu posso economizar e não desperdiçar água. Posso separar o lixo reciclável. Posso escolher eletrodomésticos e eletrônicos que façam o uso eficiente da energia. Posso evitar o desperdício de papel (mesmo amando escrever e desenhar, mas o uso consciente no trabalho, em impressões desnecessárias).

Essas são formas visíveis e tangíveis de ajudar o mundo, mas também posso ser gentil com a natureza, com as pessoas com quem entro em contato, e principalmente, comigo mesma.

Posso dar um sorriso, um bom dia, ouvir com atenção quem se reporta a mim. Ser sinceramente grata às pessoas que me ajudam, ao sol que ilumina, à chuva que refresca, aos presentes invisíveis do universo.

Acredito que a evolução é individual, aquilo que a gente pode controlar e fazer com nossas escolhas.

Acredito que essa evolução é vinda de dentro, quando cada indivíduo sente a necessidade de transbordar, de sair da caixa, de SER e fazer mais.

Acredito que é a vontade de viver e realizar o propósito que nos motiva a evoluir.

Acredito que é através do desenvolvimento dos 5 pilares fundamentais que evoluímos, não apenas em um aspecto da vida. Que a partir do desenvolvimento dos 5 pilares é que, aos poucos, começam a aparecer os resultados. Nosso esforço e determinação em conquistar nossos objetivos individuais, para nós, não para mostrar ou provar algo para os outros, ao longo do tempo começa a ser observado, percebido e sentido pelas pessoas que nos rodeiam e isso as inspiram a querer melhorar e evoluir também.

Com o tempo, mais pessoas vão crescendo e evoluindo, e com o crescimento individual vamos notando um crescimento e desenvolvimento de toda uma comunidade, começando onde mais importa, na sua casa, com a sua família.

Isso é você mudando o status quo, não só quebrando, mas elevando o padrão do ser (não só no campo material), você reflete, semeia, ilumina quem está ao seu redor.

E assim, cada um fazendo sua parte, sua pequena parte, vamos contribuir para transformar este planeta num mundo muito melhor para mim, para nós e para todos nós.

Meu nome é Marina Sesoko e neste canal venho contribuir e compartilhar meus experimentos, meus estudos, meus entendimentos, meus erros e acertos para ajudar pessoas a evoluírem.

“Não sou melhor, apenas diferente.”

]]>